fisioterapia preventiva

Fisioterapia Preventiva

fisioterapia preventiva

Fisioterapia preventiva é quando você consulta um fisioterapeuta para preparar seu corpo para um objetivo ou demanda física. A fisioterapia preventiva está associada à diminuição do risco de lesões e aumento do desempenho físico. Os fisioterapeutas podem identificar seus fatores de risco individuais para lesões e fornecer um programa educacional e de exercícios para lidar com eles. Este programa de fisioterapia visa diminuir o risco de lesões e aumentar o seu desempenho.

Dependendo da sua avaliação e dos fatores de risco individuais, os programas preventivos de fisioterapia podem levar de 4 a 10 sessões. Compare isso com uma lesão de tecido mole típica, não complicada, que pode durar entre 8-35 sessões. Essa previsão de recuperação pode aumentar dependendo de fatores pessoais, complicações e lesões secundárias. 

Além dos benefícios financeiros e de tempo, existem benefícios adicionais da fisioterapia preventiva. Através do feedback dos clientes, descobrimos que as pessoas adquirem uma melhor compreensão de seu corpo e as melhores técnicas de movimento para elas como um indivíduo. A educação oferecida por meio de sessões de fisioterapia preventiva ajuda as pessoas a diminuir a ansiedade do movimento e aumentar a confiança em suas atividades. 

Há uma pesquisa crescente para apoiar a fisioterapia preventiva em uma variedade de contextos. Algumas dessas descobertas estão listadas abaixo. 

  • A fisioterapia preventiva diminuiu as taxas de lesões em surfistas e melhorou o desempenho em 40% dos participantes;
  • A fisioterapia preventiva e o treinamento ergonômico preveniram significativamente as lesões musculoesqueléticas no trabalho; 
  • Uma meta-análise de 23 estudos independentes sobre fisioterapia preventiva para crianças e adolescentes observou uma diminuição significativa na incidência de dor nas costas em uma ampla variedade de medidas de resultados  ;

Como funciona a fisioterapia preventiva? 

fisioterapia preventiva

A fisioterapia preventiva começa com uma avaliação fisioterapêutica inicial. Você vai dizer ao seu fisioterapeuta seus objetivos, ele vai perguntar sobre sua saúde e avaliar suas habilidades. Com base nas informações coletadas, seu fisioterapeuta planejará quantas sessões você precisará ao longo de algumas semanas ou meses.

Depois de ter feito sua avaliação inicial e agendado as sessões subsequentes, seu fisioterapeuta estabelecerá um programa e um plano para você. Seu programa incluirá componentes educacionais, uma rotina de exercícios, apostilas e outras discussões, se necessário. 

Você pode preferir usar o aplicativo de monitoramento de exercícios que oferecemos ou um documento impresso que descreve seus exercícios. De qualquer maneira, você precisará reservar um tempo todos os dias para completar seu programa de exercícios. Você precisa exercitar seus músculos até a fadiga, várias vezes por semana para ganhar força de acordo com as melhores evidências da literatura fisioterapêutica. 

Os programas de fisioterapia preventiva exigem que você se responsabilize por sua própria saúde e priorize o tempo para isso a cada dia. É aí que você verá o maior sucesso em desempenho e prevenção de lesões.

O papel do seu fisioterapeuta

  • Seu fisioterapeuta irá desenvolver seu programa de exercícios individual e configurá-lo em seu método preferido (aplicativo de monitoramento de exercícios, PDF ou cópia impressa)
  • Seu fisioterapeuta planejará e desenvolverá educação individualizada para melhor apoiá-lo em sua jornada de fisioterapia. 
  • Fora das sessões, seu fisioterapeuta desenvolverá apostilas para você preencher como parte de seu programa de prevenção. 
  • Você pode entrar em contato com seu fisioterapeuta por e-mail ou pelas redes sociais entre as sessões se houver alguma dúvida ou preocupação.
  • Dependendo de suas necessidades, seu fisioterapeuta pode fornecer atualizações para seu médico ou outros membros de sua equipe de saúde. 

Depois da fisioterapia preventiva, a recuperação também é importante

fisioterapia preventiva

O plano de treino – que idealmente deve ser um nível de fisioterapia que não exija uma academia, mas que possa ser mantido em casa – vai garantir que os músculos e as articulações não voltem a fazer o que estavam acostumados, para que seis meses, 12 meses, 18 meses depois, eles não terão os mesmos problemas que os trouxeram para a fisioterapia.

Especialistas recomendam fazer uma ida ao fisioterapeuta de maneira semelhante a sua ida anual ao médico para seu exame. Isso é devido ao fato das pessoas estão ficando muito ativas por mais tempo, então, precisam desse tipo de fisioterapia de manutenção.

Sua saúde é um investimento

Assim como você investiria tempo e dinheiro na manutenção de seu veículo, trate seu corpo com o mesmo cuidado. Considere seu corpo um veículo projetado para uma longa vida útil de desempenho máximo e precisa de programações de manutenção regulares com seu fisioterapeuta para evitar avarias.

O bem-estar ideal é melhor do que apenas estar bem

Se viver um estilo de vida físico otimizado é importante para você, considere o significado de bem-estar como “ter o melhor desempenho”, em vez de apenas se sentir bem ou sem dor. Embora a maioria de nós agora tenha uma vida mais longa, se você está comprometido com o bem-estar ideal, tem a oportunidade de torná-lo melhor.

A saúde é uma jornada, não um destino

Uma boa saúde depende da consistência. Não pense nisso como algo em sua lista de coisas a fazer que é riscado e concluído. Esta jornada é uma busca para toda a vida, mas tem enormes benefícios diários – começando hoje, se você quiser.

O fisioterapeuta é o parceiro perfeito em seus esforços para alcançar uma saúde ótima para toda a vida

Uma abordagem de ‘bem-estar’ caracterizada por alcançar resultados sustentáveis ​​de longo prazo para o indivíduo, para que ele possa desfrutar de um estilo de vida saudável e livre de lesões, sem a ameaça persistente de recorrência de lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *