motivos para procurar um assistente social

Motivos para Procurar um Assistente Social

Se você não compreende quais são os principais motivos para procurar um assistente social,  então é importante que entenda os trabalhos que esse profissional realiza e os setores em que está empregado.  Sendo assim, aqui você saberá o que faz um assistente social, a distinção que existe entre eles e os diversos ambientes em que estes atuam.

O que é um assistente social?

Um assistente social é um profissional que ajuda indivíduos e famílias a melhorar sua qualidade de vida, garantindo o acesso às necessidades básicas, como alimentação, abrigo e segurança. Eles trabalham para alcançar uma vida melhor para seus clientes, analisando o ambiente, relacionamentos, e sistemas políticos que impactam as suas vidas.

Os desafios comuns que os assistentes sociais devem ajudar seus clientes a superar incluem pobreza, abuso, desemprego, doença mental, vício e trauma. Além disso, a maioria dos serviços sociais são prestados de forma individual à pessoas incapazes (temporária ou permanentemente) de fazer alguma tarefa devido a problemas da vida cotidiana.

Os principais motivos para procurar um assistente social

Bom, como já foi mencionado anteriormente, esses profissionais tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus clientes. Os beneficiários incluem famílias que enfrentam perda de renda, deserção ou doença; crianças e jovens cujo bem-estar físico ou moral esteja em risco; o doente; os deficientes; os idosos frágeis; e os desempregados. Quando possível, os serviços também são direcionados para prevenir ameaças à independência pessoal ou familiar.

Esses profissionais geralmente valorizam muito manter as famílias unidas em suas comunidades locais, organizando o apoio de amigos ou vizinhos quando os laços de parentesco são fracos. Além disso, Sempre que necessário, eles fornecem formas substitutas de vida doméstica ou cuidados residenciais e desempenham um papel fundamental no cuidado e controle de delinquentes juvenis e outros grupos socialmente desviantes, como usuários de drogas e álcool.

Também é importante destacar o fato deles atuarem em diversificadas áreas. Os assistentes sociais também concentram-se na saúde dos pacientes mais velhos e dos mais vulneráveis, por exemplo. Eles são treinados nas questões comumente enfrentadas pelos idosos, incluindo ansiedade, demência, depressão, instabilidade financeira, isolamento e outros desafios emocionais e sociais.

Cada tipo de assistente social se concentra em uma área específica de necessidade! Veja agora as principais delas:

Ambiente familiar e escolar

As crianças e suas famílias que estão lutando com problemas sociais ou psicológicos na escola, em casa ou em suas comunidades podem procurar a ajuda de um assistente social especializado. Ele será responsável por avaliar a adequação do ambiente educacional, doméstico e da vizinhança para a criança e seus pais, além de trabalhar com a família e os funcionários da escola para resolver o problema.

Os assistentes sociais da criança e da família colocam as crianças em lares adotivos quando necessário, monitoram seu bem-estar e ajudam os adultos no processo de adoção ou se tornarem pais adotivos. Este tipo de assistente social pode ser contratado por escolas, entidades governamentais e agências de acolhimento familiar.

Comunidade

Os Assistentes Sociais Comunitários, como o próprio nome indica, trabalham para ajudar as comunidades a funcionarem de forma eficaz. Alguns desses tipos de assistentes sociais trabalham com indivíduos para realizar avaliações de necessidades ou fazer encaminhamentos para serviços de recursos comunitários.

Embora os assistentes sociais geralmente ajudem as pessoas com necessidades imediatas, os assistentes sociais comunitários podem ser responsáveis por estabelecer sistemas dentro das comunidades que ofereçam ajuda ou assistência muito depois de sua presença ser necessária.

Saúde mental e abuso de substâncias

Esta área se trata de um dos principais motivos para procurar um assistente social. Esses profissionais podem coordenar, fornecer terapia, programas de reabilitação e aconselhamento para viciados e pacientes com problemas de saúde mental. Eles ajudam a encontrar centros de reabilitação acessíveis e conectam os pacientes a um programa de aconselhamento adequado com base em seus desafios.

Os assistentes sociais de saúde mental e abuso de substâncias podem ser contratados por hospitais, instalações de tratamento residencial, organizações comunitárias e agências governamentais.

Área geriátrica

Os assistentes sociais da área geriátrica ajudam a coordenar o cuidado de idosos em vários ambientes. Eles ajudam os clientes e seus entes queridos a aprender maneiras de gerenciar os desafios emocionais, psicológicos e sociais que ocorrem devido ao envelhecimento.

Esses profissionais podem atuar como uma ligação entre a equipe de saúde do cliente e a família para garantir que o cliente receba cuidados e serviços adequados com base em suas necessidades individuais.

Os assistentes sociais dessa área trabalham em uma variedade de ambientes, incluindo hospitais, lares de idosos e instalações de vida assistida. Eles também podem trabalhar em consultórios médicos, casas de saúde ou agências de cuidados paliativos.

Conseguiu compreender os motivos para procurar um assistente social?

Se você chegou até aqui, então conseguiu compreender os benefícios que um assistente social pode trazer não só para sociedade, mas também para sua vida.

Aqui na Enf Med Home Care, você terá acesso ao melhor serviço possível, e ele será prestado dentro do seu contexto familiar. Os profissionais irão analisar as suas questões e irão garantir o melhor atendimento. Se você carece dos serviços desse profissional, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *