
Você sabe o que é fonoterapia? De uma forma geral, é um acompanhamento individual para pessoas que possuem problemas de fala, escrita, linguagem, voz ou audição. Esse tipo de diagnóstico pode ser dado a bebês, crianças e adultos.
Continue acompanhando o artigo para descobrir tudo sobre o assunto!
O que é fonoterapia
Mas afinal o que é fonoterapia? Esse tipo de tratamento, também conhecido como terapia fonoaudiológica, é feito por um profissional da fonoaudiologia. Trata-se de um acompanhamento específico para pacientes que possuem problemas de fala, audição, voz e afins.
As sessões de fonoterapia precisam ser feitas uma ou duas vezes na semana, dependendo da disponibilidade e da necessidade de cada pessoa. Cada atendimento pode durar, em média, trinta minutos.
Os atendimentos possuem finalidades particulares e podem mudar conforme cada situação, podendo ser para reabilitação ou prevenção dos problemas apresentados.
A fonoterapia é feita através de exercícios diferentes, todos indicados pelo profissional da área. Geralmente, o trabalho é realizado em um consultório médico. No entanto, é possível que o médico passe exercícios para serem feitos pelo indivíduos quando este estiver em casa.
Independentemente do ambiente, as atividades, para quem apresenta problemas auditivos, por exemplo, estão relacionadas a:
- Atenção e memória auditiva
- Localização sonora
- Identificação de sons
- Ligação entre processos sonoros e estímulos visuais
Fonoterapia e reabilitação auditiva
Um indivíduo que possui perda auditiva pode apresentar, além disso, dificuldades na comunicação oral. Isso acontece, especialmente, em pessoas idosas e naqueles que ficaram muito tempo sem receber a estimulação sonora ideal.
Esse é o caso dos pacientes que demoram para procurar um médico e, consequentemente, para usar o aparelho auditivo.
Dessa maneira, o paciente diagnosticado, mesmo voltando a ouvir, nem sempre é capaz de entender a fala dos indivíduos ou podem possuir problemas que se relacionam a dicção correta das palavras.
E tudo isso está ligado ao processo auditivo. Isto é, à capacidade cerebral de interpretar sinais sonoros.
Por causa desses obstáculos, a terapia fonoaudiológica é extremamente necessária. Afinal, com o auxílio desse tratamento, os pacientes diagnosticados irão aprimorar a capacidade de se comunicar e de se expressar.
Quando preciso procurar ajuda de um fonoaudiólogo?
Se o indivíduo possui sintomas ou problemas relacionados à comunicação oral e escrita, voz, fala, funções referentes à deglutição, mastigação e respiração, é fundamental procurar auxílio médico.
Com esse tipo de ajuda, o paciente consegue receber o tratamento adequado para cuidar dos problemas relacionados a esses tipos de condição. Lembre-se que uma avaliação precoce é a melhor forma de evitar complicações futuras e mais severas.
Como acontece a consulta com fonoaudiólogo
Uma consulta fonoaudiológica pode acontecer de diferentes formas, conforme a situação apresentada pelo paciente. Cabe ao fonoaudiólogo a realização do diagnóstico e, em seguida, a determinação do tratamento ideal do caso.
O profissional do ramo é responsável por desenvolver métodos e terapias de prevenção quanto à motricidade, audição, voz e linguagem. Confira, a seguir, mais detalhes sobre as especialidades citadas:
Motricidade
O profissional da área fonoaudiológica trabalha na reabilitação ou habilitação das funções referentes a mastigação, respiração, expressão facial, sucção, articulação da fala e deglutição.
O tratamento possibilita melhores condições de comunicação.
Audição
Geralmente, é por meio da audição que a comunicação oral é alcançada. O profissional do ramo é responsável pelo tratamento da audiologia, proporcionando um aumento na qualidade de vida dos pacientes diagnosticados.
Voz
A voz é responsável por representar a identidade de cada pessoa. Quando sofre alguma alteração, pode comprometer a vida pessoal e profissional do indivíduo diagnosticado. O fonoaudiólogo trabalha para avaliar, prevenir e tratar de problemas referentes à voz falada, cantada e pela otimização dos padrões vocais.
Linguagem
Nessa especialidade, as características da comunicação oral e escrita são trabalhadas. Os indivíduos que possuem problemas de compreensão e expressão (comunicação), podem apresentar dificuldades de integração profissional e social.
Outras especialidades conhecidas neste ramo são: disfagia, saúde coletiva, gerontologia, fonoaudiologia do trabalho, fonoaudiologia educacional e neuropsicologia.
O que é fonoterapia: Conheça os benefícios do tratamento
Não é segredo para ninguém que a comunicação é essencial para a vida profissional e social. É através dela que conseguimos trocar informações, expressar sentimentos e fazer questionamentos sobre absolutamente tudo.
Os profissionais que trabalham nessa área são chamados de fonoaudiólogos e, ainda, terapeutas da fala, podendo oferecer soluções e tratamentos para diferentes casos, trabalhando com a compreensão, comunicação oral e escrita e com a expressão.
Além desses pontos, os fonoaudiólogos também trabalham para proporcionar uma melhor condição de vida para os indivíduos que apresentam disfunções na expressão facial, deglutição, respiração, entre outros diagnósticos.
A fonoaudiologia é um ramo extremamente essencial para todos os ciclos da vida: idosos, adultos e crianças podem se beneficiar com os tratamentos fonoaudiológicos. Indivíduos que possuem síndrome de down e esclerose múltipla também podem receber terapias com os profissionais da área.
Conseguiu entender o que é fonoterapia? Então não deixe de visitar um profissional do ramo quando necessário! Os tratamentos fonoaudiólogos podem ser fundamentais para manter a boa qualidade de vida.
Consulte com a Enf Med Homecare
Se a sua intenção é realizar a fonoterapia, você deve conhecer a Enf Med Homecare!
E por que escolher a Enf Med Homecare?
- Segurança e rapidez na substituição em caso de incompatibilidade e/ou ausência do profissional
- Profissionais treinados, assíduos, pontuais e supervisionados
- Controle de qualidade dos serviços prestados
- Visitas regulares dos nossos médicos e enfermeira supervisora para avaliação do estado geral dos pacientes
- Visitas regulares das nossas enfermeiras para avaliação e orientação dos procedimentos
- Fornecimento de equipamentos (Cama, cadeira de rodas e higiênica, oxigênio, oxímetro de pulso etc.)
- Fornecimento de medicamentos (farmácia interna)
- Canal sempre aberto de comunicação da família com o Home Care em atendimento 24 horas
- Relatório diário: o profissional da ENF MED LIFE Saúde Domiciliar anota as atividades diárias do paciente, incluindo alterações físicas, cognitivas, comportamentais, emocionais e outras observações relevantes
- Atenção e dedicação a todo o momento
Portanto, marque a sua consulta agora mesmo com os nossos médicos especialista em diferentes tipos de atendimento.