
Já conhece os benefícios da fisioterapia? Para reduzir o consumo de medicamentos, os médicos atualmente prescrevem outras técnicas de eficácia comprovada, como a fisioterapia. Na verdade, o fisioterapeuta deixou muitos felizes em todo o mundo. Mas o que é isso? E quais são as prescrições e os benefícios para a saúde? Veja, a seguir!
Quais são os benefícios da fisioterapia?
Antes de chegar ao cerne da questão, vamos primeiro entender o que é a fisioterapia. Trata-se de uma técnica de tratamento que consiste em massagear e utilizar movimentos e manipulações em áreas específicas. O objetivo é aliviar a dor ou restaurar a capacidade motora de uma pessoa.
Um médico pode prescrever uma ou mais sessões de fisioterapia a um paciente nos seguintes casos, dependendo de seu estado de saúde:
- reabilitação respiratória: para ajudar o paciente a expectorar o muco pulmonar muito comum em crianças;
- reabilitação ortopédica: pode tratar malformações e deformações do sistema musculoesquelético;
- reabilitação postural: é usado para desenvolver músculos para melhorar a postura corporal;
- reabilitação cardiovascular e reabilitação pós-traumática;
- reabilitação motora e sensorial ou reabilitação funcional: visa especialmente restaurar as capacidades motoras de uma pessoa;
- fisioterapia vestibular: é solicitada em indivíduos que sofrem de vertigem ou distúrbio do equilíbrio;
- reabilitação pré-natal: destina-se a mulheres grávidas;
- reabilitação perineal: é necessária após 9 semanas do parto vaginal para resolver as perdas urinárias;
- e reabilitação abdominal: ajuda a obter uma barriga lisa, especialmente após o parto.
Mas quais são os principais benefícios dessa prática?

Os benefícios da fisioterapia na saúde e no bem-estar são óbvios. Em primeiro lugar, é um método muito eficaz de combinar dietas de emagrecimento para voltar à forma. Então, é uma técnica de medicina alternativa que pode tratar com eficácia doenças dos músculos, ossos e articulações.
Alivia espasmos, dores e tensões musculares, ajuda a aliviar o stress e a tensão nervosa. Isso permite reduzir consideravelmente a ingestão de medicamentos como sedativos.
É um método muito prático que pode dar um impulso a uma pessoa para readquirir suas habilidades motoras (após um acidente, após um AVC, etc.) e para adotar uma boa postura. Por fim, proporciona uma sensação de bem-estar e melhora a circulação sanguínea.
Hemofilia: fisioterapia para proteger as articulações
A hemofilia é uma doença genética que afeta a coagulação do sangue. A patologia é caracterizada por hemorragias mais ou menos significativas, espontâneas ou por choque.
O desafio está na prevenção de hemorragias e complicações, na proteção das articulações e no alívio da dor.
As sessões de fisioterapia permitem que você:
- Reduza a dor;
- Manter os músculos e articulações;
- Restaurar a articulação após o sangramento.
A atividade física pode ser arriscada quando você tem hemofilia. Mas também é uma boa forma de preservar as articulações.
O fisioterapeuta, assim, desenvolve um programa de atividade física adaptado. Além disso, é um conselho inestimável para escolher o esporte certo ou para apoiar seu paciente em seu esporte atual.
Esclerose múltipla: incentivando a mobilidade
A esclerose múltipla é uma doença auto-imune: o sistema imunológico funciona mal e causa danos ao sistema nervoso central. Dependendo da pessoa, essas lesões podem comprometer as funções motoras, sensoriais, cognitivas ou visuais.
Os músculos enfraquecem, se contraem involuntariamente (espasmos) ou ficam dormentes. Caminhar e as tarefas diárias tornam-se difíceis, a dor se intensifica.
Neste caso, os benefícios da fisioterapia correspondem à ajuda em particular a melhorar a mobilidade e o equilíbrio das articulações. Ele também pode criar um programa de atividade física adaptado.
Doença de Parkinson: acalmando os tremores
A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa. Os neurônios dopaminérgicos, envolvidos no controle do movimento, destroem-se. Os músculos então atrofiam.
Os principais sintomas são lentidão de movimentos, rigidez dos músculos e articulações e tremores em repouso.
O trabalho do massagista-fisioterapeuta visa então reforçar a diminuição do volume muscular e acalmar os tremores. Ele se concentra na caminhada, equilíbrio, resistência muscular.
DPOC: reabilitação respiratória
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença respiratória crônica. A inflamação dos brônquios causa o espessamento das paredes das vias aéreas. A respiração diminui e as pessoas que a apresentam têm dificuldade em respirar.
Assim, toda a aposta do fisioterapeuta é reabilitar a respiração . As sessões visam fortalecer os músculos inspiratórios e reduzir a falta de ar.
Além disso, manter a atividade física regular ajuda a manter, ou mesmo reabilitar, suas faculdades respiratórias. É adaptado de acordo com as dificuldades do esforço.
Diabetes: prevenção de complicações
O diabetes é um distúrbio na assimilação, uso e armazenamento de açúcares que ingerimos por meio de nossa dieta. A hiperglicemia resultante afeta os nervos e vasos. É uma doença silenciosa, mas que pode rapidamente levar a complicações: ataque cardíaco, derrame, lesão nos pés, insuficiência renal, cegueira…
Assim, o trabalho do massagista-fisioterapeuta tem como principal objetivo prevenir essas complicações , em particular estabelecendo um programa de atividade física adaptado.
Ele também intervém durante as sessões de educação terapêutica para o paciente.
Câncer: gerenciando os efeitos do tratamento
Quimioterapia, radioterapia, terapia hormonal: os tratamentos para combater o câncer são penosos e dolorosos, e os efeitos colaterais podem ser impactantes.
A prioridade do profissional de saúde é, então, controlar esses efeitos colaterais e aliviar a dor.
Osteoartrite: melhorando as habilidades motoras
Esta doença é caracterizada por dores crônicas nas articulações. Em questão: o desgaste da cartilagem e de toda a articulação. Na liderança: a cervical e lombar, seguida do joelho.
Dor, rigidez e inchaço podem se tornar incapacitantes diariamente, especialmente durante ataques inflamatórios repentinos.
O estilo de vida sedentário é ainda mais um flagelo para as articulações. A solução: mexa-se! Sim, é mais fácil falar do que fazer. Mas o fisioterapeuta oferece exercícios de fortalecimento muscular ao paciente e avalia a amplitude de movimento. Ele incentiva e garante a prática de atividade física regular!
Quando consultar um fisioterapeuta?
Os benefícios da fisioterapia e os cuidados do fisioterapeuta estão sujeitos a receita médica. O médico assistente ou o cirurgião decidirá sobre a necessidade de tratar uma patologia por um fisioterapeuta. Em seguida, ele se referirá ao profissional mais adequado para a situação.
Consulte com a Enf Med Homecare
Se a sua intenção é realizar a fisioterapia ou se consultar com um fisioterapeuta, você deve conhecer a Enf Med Homecare!
E por que escolher a Enf Med Homecare?
- Segurança e rapidez na substituição em caso de incompatibilidade e/ou ausência do profissional
- Profissionais treinados, assíduos, pontuais e supervisionados
- Controle de qualidade dos serviços prestados
- Visitas regulares dos nossos médicos e enfermeira supervisora para avaliação do estado geral dos pacientes
- Visitas regulares das nossas enfermeiras para avaliação e orientação dos procedimentos
- Fornecimento de equipamentos (Cama, cadeira de rodas e higiênica, oxigênio, oxímetro de pulso etc.)
- Fornecimento de medicamentos (farmácia interna)
- Canal sempre aberto de comunicação da família com o Home Care em atendimento 24 horas
- Relatório diário: o profissional da ENF MED LIFE Saúde Domiciliar anota as atividades diárias do paciente, incluindo alterações físicas, cognitivas, comportamentais, emocionais e outras observações relevantes
- Atenção e dedicação a todo o momento
Portanto, marque a sua consulta agora mesmo com os nossos médicos especialista em diferentes tipos de atendimento.