
Se você já teve uma doença ou lesão que afetou sua capacidade de se movimentar ou de realizar tarefas diárias, seu médico pode tê-lo encaminhado para a fisioterapia a fim de que você volte a se movimentar normalmente. Um fisioterapeuta trabalha com os pacientes para ajudá-los a controlar a dor, o equilíbrio, a mobilidade e a função motora.
A maioria das pessoas em algum momento da vida trabalhará com um fisioterapeuta. Você pode ter sido encaminhado para um após um acidente, após uma cirurgia ou para tratar a dor lombar. Eles trabalham com pacientes com todos os tipos de condições ou limitações.
O que um fisioterapeuta faz?
Um fisioterapeuta trabalha com os pacientes para desenvolver programas personalizados destinados a restaurar, tanto quanto possível, sua capacidade funcional e movimento. Eles são treinados para ajudar os pacientes em todas as fases da vida cuja função e movimento são afetados por:
- Doenças
- Acidentes
- Recuperação pós-operatório
- Envelhecimento
- Problemas de peso
Os fisioterapeutas conseguem isso usando uma variedade de métodos, incluindo:
- Pedir ao paciente para fazer certos exercícios
- Músculos de massagem
- Usar dispositivos de estimulação muscular
- Exercitar articulações
- Ensinar certas atividades de estilo de vida, como caminhar, postura, etc.
- Alongamento de músculos
Eles têm uma abordagem holística (de corpo inteiro), abordando não apenas os aspectos físicos de seu bem-estar, mas também emocional, psicológico e social. Eles atuam em todas as fases da saúde, incluindo prevenção, educação, intervenção, reabilitação e tratamento.
O objetivo do fisioterapeuta é melhorar sua qualidade de vida!
Quais condições os fisioterapeutas tratam?

Um fisioterapeuta pode tratar um grande número de doenças e lesões. Alguns exemplos incluem:
- Ortopédico: dor nas costas, artrite, dor lombar, problemas nos pés, problemas nos joelhos, problemas nas articulações, etc.
- Neurológico: doença de Alzheimer, esclerose múltipla, neuropatia, vertigem (sensação de tontura / desequilíbrio), paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, concussão, etc.
- Autoimune: fibromialgia, síndrome de Raynaud, artrite reumatóide
- Condições crônicas: asma, diabetes, obesidade, hipertensão, etc.
Eles podem trabalhar em uma clínica, hospital, casa de repouso ou podem ir para a casa do paciente. Frequentemente, trabalham com médicos, fornecendo feedback sobre o progresso do paciente e quaisquer problemas observados durante o trabalho com eles.
Sou elegível para fisioterapia?
Sim, você pode consultar um fisioterapeuta a qualquer momento.
Você não precisa consultar seu médico antes de ver um fisioterapeuta. No entanto, é bom consultar o seu médico para conversar sobre as opções e obter um encaminhamento.
Fale com um fisioterapeuta sobre quaisquer problemas graves de saúde, lesões anteriores e quanto exercício você faz.
Para encontrar um, pergunte a um amigo. Pergunte ao seu médico. Ou entre em contato com a Enf Med Life para realizar uma consulta.
Razões para consultar um fisioterapeuta
Existem vários motivos pelos quais você pode consultar um fisioterapeuta.
Algumas das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram um fisioterapeuta incluem:
- Doença: após uma doença prolongada ou durante / após uma doença que afeta a mobilidade, o equilíbrio ou as habilidades motoras.
- Condição crônica de saúde: algumas condições crônicas de saúde, como diabetes, podem afetar a mobilidade e o equilíbrio.
- Após a cirurgia: após a cirurgia, levantar-se e movimentar-se é uma parte muito importante do processo de cicatrização. Se uma parte do corpo, como mão, pé ou costas, foi afetada, a fisioterapia pode ajudar o paciente a retomar o uso ou compensar.
- Lesões: lesões que deixam o paciente com muita dor ou com a incapacidade de se mover podem frequentemente ser tratadas por meio de fisioterapia.
- Envelhecimento: À medida que as pessoas envelhecem, elas experimentam mudanças em seus corpos que afetam o movimento e a função. A fisioterapia pode ajudá-los a recuperar parte dessa função ou ensiná-los a lidar com a perda.
- Crises graves de saúde: ataque cardíaco, derrame cerebral, lesão cerebral traumática e outras crises de saúde podem deixar uma pessoa com grandes dificuldades nas funções normais do dia a dia. A fisioterapia pode ajudar os pacientes a recuperar parte ou toda essa função.
- Melhor desempenho físico: os atletas ou mesmo apenas os pacientes que desejam um melhor desempenho em suas atividades físicas podem recorrer à fisioterapia para aprender estratégias que maximizem o potencial do corpo para o desempenho.
- Bem-estar geral: os pacientes podem começar a fisioterapia para neutralizar os efeitos do envelhecimento, aprender habilidades para se manterem móveis e saudáveis e flexíveis.
O que esperar do fisioterapeuta
Quando você marcar uma consulta com um fisioterapeuta, provavelmente será solicitado a usar roupas largas e confortáveis e calçados com bom suporte (como tênis). Isso porque você provavelmente fará algum movimento físico.
Na primeira consulta, o fisioterapeuta revisará seus registros e obterá um histórico médico completo, examinando quaisquer radiografias e outros exames que você possa fazer. Eles farão perguntas sobre seu histórico médico, estilo de vida e a doença ou lesão que estão tratando. É importante ser totalmente honesto com suas respostas.
Provavelmente, você será solicitado a caminhar, se curvar e outras tarefas simples que permitem avaliar suas capacidades e limitações físicas. Eles então discutirão um programa de fisioterapia personalizado com você.
Nas consultas de acompanhamento, você geralmente fará certos exercícios ou movimentos que será solicitado a realizar. As atividades que você realiza durante a sua fisioterapia fazem parte do programa que eles criaram apenas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de bem-estar e recuperação.